Tecnologia
Assistiva para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista
É através da comunicação que
acontece o desenvolvimento humano, através da interação com outras pessoas. Uma
das características das pessoas com Transtorno do Espectro Autismo é a deficiência
na comunicação o que o deixa privado da interação social e sua autonomia.
Vários estudos são realizados com o
objetivo de desenvolver formas de comunicação que possa contribuir para o
desenvolvimento na comunicação das pessoas com autismo. Uma disposição para o
meio de comunicação das pessoas com autismo é a Tecnologia Assistiva.
“Tecnologia Assistiva é uma área do
conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover
a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com
deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia,
independência, qualidade de vida e inclusão social”.
A tecnologia Assistiva tem recursos
que servirá de suporte para favorecer meios em que as pessoas com dificuldade
de comunicação possam estar se comunicando, mas se faz necessário a
interferência das pessoas envolvidas neste processo, visto que os recursos
precisão ser manuseados e planejados para que venhamos obter vitória neste
procedimento.
Segundo classificação de Zaporoszenko
e Alencar (2008), tais recursos utilizados em CA podem ser tanto de baixa quanto
de alta tecnologia. Os de baixa tecnologia podem ser representados por gestos
manuais, expressões faciais, Código Morse e através de signos gráficos. Os
signos gráficos podem ser elaborados por meio da escrita, de desenhos, de
figuras (fotos, gravuras, entre outros) e de símbolos pictórios. Para tanto, é
possível utilizar os mais variados sistemas de CA, através
dos quais podem ser elaboradas pranchas, painéis, carteiras, entre outros (ZAPOROSZENKO e ALENCAR,
2008).
Vamos comentar agora
sobre alguns recursos que podem ser usados com crianças com TEA. Um deles são
os cartões de comunicação, usados como meio de comunicação receptiva e expressiva
com criança com Transtorno do Aspecto Autista.
Publico alvo: Criança com TEA, a parti
da infância.
Local onde será utilizado: Sala de AEE, sala de aula
comum e em sua residência.
Discrição:
São fichas confeccionadas em forma de cartões com fotos, símbolos, figuras, é
portátil podendo ser levado para todos os lugares. Podem ser em fichas soltas,
presas em forma de argola ou em caderno, às figuras devem esta relacionada ao
contexto que deseja ser alcançado.
Intervenção: A criança ira demostrar o que deseja dependendo da sua necessidade, se for necessidade de ir ao banheiro ira mostrar o símbolo indicado ao banheiro. Assim se a criança não conseguia fazer suas necessidades fisiológicas no banheiro o objetivo é que ela aprenda a fazer no banheiro.
PRANCHAS
DE COMUNICAÇÃO
Discrição: Deverá ser confeccionada levando em conta a necessidade diária do aluno, são cartelas, fichas, cartões que podem ser impressa em um site e podem ser confeccionada manualmente também. Colocam-se figuras dependendo dos objetivos que deseja alcançar.
Intervenção: O aluno vai ser orientado para mostrar, apontar, se comunicar através das pranchas conforme a sua necessidade.
PAREAMENTO
Discrição: material feito com caixa de televisão, pintada, letras de EVA em varias cores, com a escrita do nome da criança que estou trabalhando.
Intervenção: colocar as letras formando o nome da criança, completar o nome com as letras que esta faltando. Será incentivada a desenvolver a escrita e a pronuncia do seu nome.
REFERÊNCIA:
ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da Repúbliva.
BEZ, M. R Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina: AEE E TGD. 2014
BEZ, M. R. Recursos
Tecnológicos de Apoio para TEA. Curso de AEE - UFC. Disciplina: AEE E TGD.
2014.
Muito legal a forma que você abrangeu as atividades, elas contemplarão os interesses educativos e viabilizarão a aprendizagem, proporcionando um melhor desenvolvimento.
ResponderExcluirBeijos!
Foi muito bom sua explanação sobre Tecnologia Assistiva antes de inserir a atividade. Parabéns!
ResponderExcluir