SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
RANUZIA MENEZES SILVA TAVARES
Para compreender e aprender sobre atendimento as pessoas com deficiência-necessidades educacionais especiais, é necessário fazermos um breve relato da historia e dos movimentos, organizações e documentos oficiais.Segundo Mazzotta(2005.p.15)A defesa da cidadania e do direito à educação das pessoas com deficiência e atitude muito recente em nossa sociedade manifestando-se através de medidas isoladas, de indivíduos ou grupos, a conquista e o reconhecimento de alguns direitos dos portadores de deficiência podem ser identificados de deficiência podem ser identificados com elementos integrantes de politicas sociais, a parti de meados deste séculos. As pesquisas na historia da educação especial no século XVIII, mostra diversos segmentos, políticos, religiosos e outros, que viam as pessoas com deficiência marginalizadas por serem tachadas como incapaz, deficiente, invalida ,etc. A sociedade se omitia com relação a essa pessoa e não tinha preocupação de organizar atendimento especializada para elas.No século XIX em uma determinada época a sociedade um pouco de condições para elas e assim por diante novas organizações vem surgindo para fazer um atendimento diferenciado as pessoas com deficiência.Falaremos um pouco sobre as salas de recursos:A educação especial se organizou inicialmente com atendimento educacional especial em instituição especializadas, escolas especiais e classe especiais, substituindo a escola comum, essa situação durou muito tempo.E foi percebido a necessidade de colocar essas pessoas especiais em escolas comuns paralelo a um atendimento em horário contrario em uma sala de recursos, onde seria feito um trabalho especializado para cada tipo de necessidade.Esse trabalho seria feito em salas equipadas e com profissionais capacitados para desenvolver um trabalho para quebrar as barreiras dessas pessoas.
Monografia de Claci de Lima Bertuol Cascavel Paraná 2010
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