sábado, 25 de maio de 2013

DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009
  Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.                                              
  • Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011.
Dispõe sobre a sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras  providência.

  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
    Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948 /2007, entregue ao ministro da Educação em    07 de janeiro de 2008.  
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Um comentário:

  1. A resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 em seu artigo 2ª, o AEE tem como função complementar e suplementar, contribuindo assim para a formação do aluno, mobilizando os diferentes recursos de acessibilidade e estratégias que venha eliminar barreiras na aprendizagem e a otimizar a aprendizagem dos alunos e sua inclusão no ensino regular. Por esse motivo o papel do professor da sala de AEE no estabelecimento escolar na qual trabalha do mesmo modo na sala de recursos multifuncionais vai além deste artigo.
    A atuação de um professor que atua no Atendimento Educacional Especializado deve em primeiro lugar conhecer esse aluno e suas dificuldades e suas potencialidades para que em seguida possa esta promovendo meios para que esse aluno venha a ter um aprendizado dentro de seu tempo e possibilidades. Uma das funções do professor da sala de AEE é também fazer com que esse aluno tenha autonomia dentro e fora do ambiente escolar .
    O professor do AEE deve estar em contato com o professor do ensino regular para que assim possam estar elaborando o seu plano de aula com os mesmos conteúdos, objetivando promover o aprendizado do aluno, e juntos avaliar se a maneira como estão trabalhando estão alcançando os seus objetivos.
    É através dos estudo de caso que o professor do AEE obtém os conhecimentos do problema do aluno, o que ocasionou essa deficiência, qual a posição da família em relação as dificuldades desta criança. O estudo de caso é muito importante para o desenvolvimento do aluno, porque depois de todas as informações obtidas, o professor vai criar possíveis hipóteses para resolver ou seja ajudar o aluno na aprendizagem.
    “ Com um estudo de caso eficaz, o professor será capaz de elaborar um plano de AEE para o desenvolvimento com o determinado aluno.
    Todos os passos desenvolvidos pelo professor da sala de AEE devem ser bem pensado e artigulado para o melhor desenvolvimento do aluno com deficiência, mas o plano de AEE vai contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. As ações elaboradas no plano AEE serão ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. Nesse plano o professor deve ter conhecimento das dificuldades e de suas potencialidades, sendo assim saberá quais os recursos e as atividades que devera trabalhar com o aluno para que possa alcançar os objetivos com relação a aprendizagem do aluno. Esses recursos poderá ser construído pelo professor e com parceria com outro profissionais. Essas ações devera garantir o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem

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