DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
- Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009
Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
- Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011.
Dispõe sobre a sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providência.
- Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948 /2007, entregue ao ministro da Educação em 07 de janeiro de 2008.
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
A resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 em seu artigo 2ª, o AEE tem como função complementar e suplementar, contribuindo assim para a formação do aluno, mobilizando os diferentes recursos de acessibilidade e estratégias que venha eliminar barreiras na aprendizagem e a otimizar a aprendizagem dos alunos e sua inclusão no ensino regular. Por esse motivo o papel do professor da sala de AEE no estabelecimento escolar na qual trabalha do mesmo modo na sala de recursos multifuncionais vai além deste artigo.
ResponderExcluirA atuação de um professor que atua no Atendimento Educacional Especializado deve em primeiro lugar conhecer esse aluno e suas dificuldades e suas potencialidades para que em seguida possa esta promovendo meios para que esse aluno venha a ter um aprendizado dentro de seu tempo e possibilidades. Uma das funções do professor da sala de AEE é também fazer com que esse aluno tenha autonomia dentro e fora do ambiente escolar .
O professor do AEE deve estar em contato com o professor do ensino regular para que assim possam estar elaborando o seu plano de aula com os mesmos conteúdos, objetivando promover o aprendizado do aluno, e juntos avaliar se a maneira como estão trabalhando estão alcançando os seus objetivos.
É através dos estudo de caso que o professor do AEE obtém os conhecimentos do problema do aluno, o que ocasionou essa deficiência, qual a posição da família em relação as dificuldades desta criança. O estudo de caso é muito importante para o desenvolvimento do aluno, porque depois de todas as informações obtidas, o professor vai criar possíveis hipóteses para resolver ou seja ajudar o aluno na aprendizagem.
“ Com um estudo de caso eficaz, o professor será capaz de elaborar um plano de AEE para o desenvolvimento com o determinado aluno.
Todos os passos desenvolvidos pelo professor da sala de AEE devem ser bem pensado e artigulado para o melhor desenvolvimento do aluno com deficiência, mas o plano de AEE vai contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. As ações elaboradas no plano AEE serão ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. Nesse plano o professor deve ter conhecimento das dificuldades e de suas potencialidades, sendo assim saberá quais os recursos e as atividades que devera trabalhar com o aluno para que possa alcançar os objetivos com relação a aprendizagem do aluno. Esses recursos poderá ser construído pelo professor e com parceria com outro profissionais. Essas ações devera garantir o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem