domingo, 1 de dezembro de 2013

DESCRIÇÃO E AUDIODESCRIÇÃO

No curso de AEE, cada dia é um aprendizado novo para mim, e muito importante para quem trabalha na sala de recursos. São varias informações importantes que irão cooperar para um melhor desenvolvimento nas nossas atividades junto aos alunos.
Com a disciplina DV, obtive informações diversas sobre os recursos óticos e os não ópticos e outras mais, mas agora vou me deter, em falar de um recurso de acessibilidade que é a descrição e a audiodescrição , que tem como objetivo fazer descrever claramente todas as cenas que acontecem: no teatro, cinema, eventos culturais, paisagens, expressões faciais, figurino,igreja,sala de aula, ao assistir televisão tudo que esta se passando em determinado espaço que não seja transmitido através  do diálogo com a audiodescrição  as informações de tudo que está acontecendo no mesmo instante será passado para a pessoa com deficiência visual. ”As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.” (Graciela Pozzobon e Lara Pozzobon – www.audiodescricao.com.br).


O vídeo conta a história de uma menina que vai a uma loja de panettone e pede um pedaço de panettone para dar para ao papai Noel e o dono da loja da para ela um panettone inteiro, para ela dar para uma pessoa que ela não ver a muito tempo, ai ela vai a uma caixa de brinquedos antigo e tira uma boneca de pano e dar o paneto para ela.  


sábado, 19 de outubro de 2013

Aprendendo e brincando com o jogo da memória, sugestão de atividade para aluno com DI - Deficiência Intelectual.

Sabemos que os alunos com DI tem muitas dificuldades de concentração e se faz necessário desenvolver com eles atividades com estratégias diferenciadas, como o uso de jogos, por serem prazerosos, a atenção é colocada no brincar, e brincando a criança vai aprender a respeitar regras, perder e ganhar, participar em grupo, e também facilitando o seu desenvolvimento para adquirir conhecimentos, trazendo assim resultados na aprendizagem.

Segundo Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração [VYG 89].              

No dia a dia do profissional de AEE é rotineiro encontrar pacientes com déficit de memória, principalmente de curto prazo. Com essa alteração o aluno sente uma grande dificuldade em atribuir um sentido a própria aprendizagem e isso tem relação direta com os mecanismos da mesma.

É nesse espirito de brincadeira que apresento como sugestão para o meu trabalho o jogo da memória com o intuito de estimular a memória com a finalidade de melhorar a aprendizagem.

(www.smartkids.com.br)


CARACTERÍSTICAS:                                                          

O jogo contém várias peças de desenho, colados em uma cartolina, pode ser também de outros materiais, esse jogo normalmente é realizado com apenas dois participantes, o objetivo é encontrar os pares, ganha o jogo quem formar mais pares. Usaremos o jogo da memoria com estratégia para trabalhar: o corpo humano, as cores, as formas geométricas, a família e outro mais.

Através desse jogo são desenvolvidos alguns aspectos do mecanismo de aprendizagem como: atenção, memória, transferência do conhecimento, motivação e será desenvolvida espontaneamente como uma brincadeira.

A professora do AEE explicará para o aluno como funciona o jogo, poderá inserir em primeiro lugar o jogo da memória com dez peças e observará o seu desenvolvimento, se o jogo estiver fácil ela aumentará os números de peças, consequentemente será aumentado o número de dificuldade, mas propondo sempre o problema no nível do aluno, terá o cuidado para que seja sempre uma atividade prazerosa. Poderemos utilizar o jogo da memória com o corpo humano, com as cores e com as formas geométricas a fim de auxiliar a fixação de nomes.

Referência:

POULIN, Jean-Robert, R.V.F e A.L.L.G., O aluno com deficiência Intelectual: Funcionamento Cognitivo e Estratégias de Avaliação,Ceará,2013.

sábado, 7 de setembro de 2013



                                                           Tecnologia Assistiva 
                                                                              
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência.
 Tecnologia Assistiva: e o seu uso é de assuma importância e se faz necessário  ter conhecimento das pretensões educacional pedagógicas do aluno com deficiência, para que possamos identificar e adequar às ferramentas de tecnologia assistiva que possa esta auxiliando o aluno alcançar as metas pretendidas no campo da educação.
”Ao aluno elas servirão como recursos específicos, como ferramenta compensativa, ferramenta de acesso, como medidor de comunicação e facilitador. Para o professor se¢ um suporte didático e uma ferramenta para produção de material formativo que serve ¨as necessidades de seu aluno”.(  Fogarolo 2009).
Nos Estados Unidos segundo Zabolo 2005, para ser introduzido um recurso de tecnologia assistiva teria que ter uma observação e avaliação do aluno do seu conhecimento e de suas necessidades e habilidades e também um levantamento de como esse recurso seria adequado para as suas atividades em modo amplo. E depois de todas essas pesquisas tomava-se a decisão de qual melhor recurso a usar com aquele aluno. As pessoas que trabalhavam com esses alunos também eram capacitados a manusear os recursos. Mas infelizmente com muita freqüência o recurso de Tecnologia Assistiva era abandonado e subutilizados, não alcançando assim os objetivos propostos.
“No documento WATI 2009, afirma que seria um erro propor encaminhamento de recursos de tecnologia assistiva as escolas considerando-se apenas o tipo de deficiência e as listas de catálogos de produtos, sem aprofundarmos o conhecimento sobre a demanda real, ou seja, quem são os alunos, quais são as suas as barreiras reais que enfrentam no contexto escolar com vista¤ aprendizagem e de que tarefa necessita ali participar".  Tecnologia Assistiva de Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar.  Rita Bersch.
No Brasil iniciou-se a discutir o conceito tecnologia assistiva e sua aplicação no campo educacional especializado. As redes públicas de educação caminham para a organização de uma prática de tecnologia assistiva nas escolas e esta acontecendo a parti do atendimento Educacional Especializado.

                              
 
Aluna: P
Série : 4º ano
Características :paralisia cerebral, o recurso vai auxiliar na manipulação do teclado, facilitando a digitação.
Área do Conhecimento:Informática
Atividade: jogos de Alfabetização

Descrição da Atividade
A professora coloca o aluno no computador adaptado e mostra a atividade que será executada,selecionando o jogo de alfabetização.
Inicialmente são apresentadas as palavras que serão montadas pelo aluno; em seguida dispondo as letras embaralhadas o aluno começa a formar as palavras na ordem.
 A atividade permite que o aluno parta do todo(palavra completa) para as partes que são as letras que formarão a palavra.Dessa forma avalia se o conhecimento referente ao alfabeto e formação silábica adquirido pelo aluno.

RECURSO Adaptado: Colmeia
Este teclado convencional  pode ser acoplado ao computador com saídas PS2 ou USB e possui uma cobertura em acrílico para facilitar a digitação. Esta mascara possui orifícios a cada tecla, evitando que o usuário com dificuldades motoras dispare varias teclas ao mesmo tempo. Os orifícios são projetados para a passagem do dedo de um adulto.
  



sábado, 17 de agosto de 2013

      A resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 em seu artigo 2ª, o AEE tem como função complementar e suplementar, contribuindo assim para a formação do aluno, mobilizando os diferentes recursos de acessibilidade e estratégias que venha eliminar barreiras na aprendizagem e a otimizar a aprendizagem dos alunos e sua inclusão no ensino regular. Por esse motivo o papel do professor da sala de AEE no estabelecimento escolar na qual trabalha do mesmo modo na sala de recursos multifuncionais vai além deste artigo.
      A atuação de um professor que atua no Atendimento Educacional Especializado deve em primeiro lugar conhecer esse aluno e suas dificuldades e suas potencialidades para que em seguida possa esta promovendo meios para que esse aluno venha a ter um aprendizado dentro de seu tempo e possibilidades. Uma das funções do professor da sala de AEE é também fazer com que esse aluno tenha autonomia dentro e fora do ambiente escolar .
      O professor do AEE deve estar em contato com o professor do ensino regular para que assim possam estar elaborando o seu plano de aula com os mesmos conteúdos, objetivando promover o aprendizado do aluno, e juntos avaliar se a maneira como estão trabalhando estão alcançando os seus objetivos.
      É através dos estudo de caso que o professor do AEE obtém os conhecimentos do problema do aluno, o que ocasionou essa deficiência, qual a posição da família em relação as dificuldades desta criança. O estudo de caso é muito importante para o desenvolvimento do aluno, porque depois de todas as informações obtidas, o professor vai criar possíveis hipóteses para resolver ou seja ajudar o aluno na aprendizagem.
“ Com um estudo de caso eficaz, o professor será capaz de elaborar um plano de AEE para o desenvolvimento com o determinado aluno.
      Todos os passos desenvolvidos pelo professor da sala de AEE devem ser bem pensado e artigulado para o melhor desenvolvimento do aluno com deficiência, mas o plano de AEE vai contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento do aluno. As ações elaboradas no plano AEE serão ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. Nesse plano o professor deve ter conhecimento das dificuldades e de suas potencialidades, sendo assim saberá quais os recursos e as atividades que deverá trabalhar com o aluno para que possa alcançar os objetivos com relação a aprendizagem do aluno. Esses recursos poderá ser construído pelo professor e com parceria com outro profissionais. Essas ações devera garantir o acesso, a permanência, a participação e aprendizagem                                                                                                                                       


sábado, 25 de maio de 2013

DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009
  Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.                                              
  • Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011.
Dispõe sobre a sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras  providência.

  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
    Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948 /2007, entregue ao ministro da Educação em    07 de janeiro de 2008.  
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Help Desk na Idade Média


Help Desk na idade média 
O vídeo nos mostra que o livro também já foi algum novo como o computador e o homem sempre tem um certo receio sobre o novo. 
Precisamos aceitar o novo e procurar conhece-lo para que possamos fazer uso do mesmo para usufruir das comodidades que possa nos proporcionar 

Web 2.0


Web 2.0 é uma rede que proporciona encontrar farias informações e nos comunicar com o mundo todo, nos dando comunidade e interação com o mundo.

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: RANUZIA MENEZES SILVA TAVARES
Número da Turma: 03
Estado / Município Polo: ARACAJU-SE
Estado / Município Abrangência: NOSSA SENHORA DO SOCORRO
Nome da Escola: ESCOLA MUNICIPAL NEUZICE BARRETO
Estado / Município da Escola: NOSSA SENHORA DO SOCORRO
Data(s) da realização da pesquisa: 02-05-2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.( X ) Quantas? _07____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não ( X ). Quantas salas faltam? ____2_______

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
(X)

Mais de 20.
(  )
Quantos? _15___

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
x  )
·         A demanda de alunos.
x )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(x )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

x



Ponteira de boca ou de cabeça

x



Tesoura mola

x



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado
x


x

Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

x



Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

x



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
x


x

Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

x



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

x



Teclados virtuais com varredura

x



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado

x



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

x



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

x



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador

x



Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela

x



Reglete

x



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
x



X
Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa

x



Lupa eletrônica
x



x
Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo
x



x
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
x




Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

x



Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
 x  )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
( x )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( x )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(  )
·         Orienta as famílias.
(x  )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( x )
·         Outras. Especifique:
(  )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? __2___
·         Quantos são de outras escolas? _3___

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (x  ). De que forma?    
Baseada na politica Nacional decreto 6571-2008 a instituição de ensino deve matricular os aluno com deficiência com transtorno global, habilidades-superdotado....ofertado no contra turno no qual o aluno estuda.
Não (  ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
1 )
·         Adequação de banheiros.
3 )
·         Sinalização sonora.
1   )
·         Alargamento de portas.
(3  )
·         Sinalização visual.
( 3 )
·         Sinalização tátil.
( 3 )
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: Ações pedagógicas que contribui para eliminar as barreiras do aluno como: Linguagem oral ou escrita ,orientação espacial. Orientação aos professores da sala comum, apoio a família etc.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim ( x ). Em que?
__Elevação da auto estima
 Superar as barreira com relação a aprendizagem
Melhorar o  desempenho
________________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Mantendo uma boa comunicação entre os dois professores, para juntos trabalhar para um bom desempenho do aluno.
Participando das reuniões pedagógica da escola . Trabalhar se possível os mesmos conteúdos da professora da sala comum .

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: Levar a criança para o atendimento.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x  )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.