Tecnologia Assistiva
Tecnologia
Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para
identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que
contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com
deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Os Recursos são
todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado
em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as
capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços,
são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência.
Tecnologia Assistiva: e o seu uso é de assuma importância
e se faz necessário ter conhecimento das
pretensões educacional pedagógicas do aluno com deficiência, para que possamos
identificar e adequar às ferramentas de tecnologia assistiva que possa esta
auxiliando o aluno alcançar as metas pretendidas no campo da educação.
”Ao aluno elas servirão como
recursos específicos, como ferramenta compensativa, ferramenta de acesso, como
medidor de comunicação e facilitador. Para o professor se¢ um suporte didático e uma ferramenta para produção de material formativo que serve ¨as
necessidades de seu aluno”.( Fogarolo
2009).
Nos Estados Unidos segundo
Zabolo 2005, para ser introduzido um recurso de tecnologia assistiva teria que
ter uma observação e avaliação do aluno do seu conhecimento e de suas
necessidades e habilidades e também um levantamento de como esse recurso seria
adequado para as suas atividades em modo amplo. E depois de todas essas
pesquisas tomava-se a decisão de qual melhor recurso a usar com aquele aluno. As
pessoas que trabalhavam com esses alunos também eram capacitados a manusear os
recursos. Mas infelizmente com muita freqüência o recurso de Tecnologia
Assistiva era abandonado e subutilizados, não alcançando assim os
objetivos propostos.
“No documento WATI 2009,
afirma que seria um erro propor encaminhamento de recursos de tecnologia
assistiva as escolas considerando-se apenas o tipo de deficiência e as listas
de catálogos de produtos, sem aprofundarmos o conhecimento sobre a demanda
real, ou seja, quem são os alunos, quais são as suas as barreiras reais que
enfrentam no contexto escolar com vista¤ aprendizagem e de que tarefa necessita
ali participar". Tecnologia Assistiva de
Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar. Rita Bersch.
No Brasil iniciou-se a discutir
o conceito tecnologia assistiva e sua aplicação no campo educacional
especializado. As redes públicas de educação caminham para a organização de uma
prática de tecnologia assistiva nas escolas e esta acontecendo a parti do
atendimento Educacional Especializado.
Aluna:
P
Série
: 4º ano
Características
:paralisia cerebral, o recurso vai auxiliar na manipulação do teclado, facilitando a digitação.
Área
do Conhecimento:Informática
Atividade:
jogos de Alfabetização
Descrição
da Atividade
A
professora coloca o aluno no computador adaptado e mostra a atividade que será
executada,selecionando o jogo de alfabetização.
Inicialmente
são apresentadas as palavras que serão montadas pelo aluno; em seguida dispondo
as letras embaralhadas o aluno começa a formar as palavras na ordem.
A atividade permite que o aluno parta do
todo(palavra completa) para as partes que são as letras que formarão a
palavra.Dessa forma avalia se o conhecimento referente ao alfabeto e formação
silábica adquirido pelo aluno.
RECURSO
Adaptado: Colmeia
Este
teclado convencional pode ser acoplado
ao computador com saídas PS2 ou USB e possui uma cobertura em acrílico para
facilitar a digitação. Esta mascara possui orifícios a cada tecla, evitando que
o usuário com dificuldades motoras dispare varias teclas ao mesmo tempo. Os orifícios
são projetados para a passagem do dedo de um adulto.
Parabéns pelo trabalho. É muito bom para a comunidade saber das formas que existem para auxiliar àqueles que possuem alguma deficiência. Isto deve ser transposto as barreiras e mostrado para que todos aqueles - desavisados - saibam disso.
ResponderExcluirOi Ranuzia tenho este recurso na minha sala, utilizo muito com Mateus meu aluno autista, pois como as teclas ficam selecionadas em orifícios ajuda a ele não se desregular. Pois no computador com teclado comum ele fica ansioso e se desregula. Parabéns pela indicação.
ResponderExcluirOi Ranuzia , este recurso é de grande utilidade , pois ajuda todas as pessoas que precisem localizar as letras , sem muitas dificuldades. Parabéns!!!!
ResponderExcluir