sábado, 7 de setembro de 2013



                                                           Tecnologia Assistiva 
                                                                              
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência.
 Tecnologia Assistiva: e o seu uso é de assuma importância e se faz necessário  ter conhecimento das pretensões educacional pedagógicas do aluno com deficiência, para que possamos identificar e adequar às ferramentas de tecnologia assistiva que possa esta auxiliando o aluno alcançar as metas pretendidas no campo da educação.
”Ao aluno elas servirão como recursos específicos, como ferramenta compensativa, ferramenta de acesso, como medidor de comunicação e facilitador. Para o professor se¢ um suporte didático e uma ferramenta para produção de material formativo que serve ¨as necessidades de seu aluno”.(  Fogarolo 2009).
Nos Estados Unidos segundo Zabolo 2005, para ser introduzido um recurso de tecnologia assistiva teria que ter uma observação e avaliação do aluno do seu conhecimento e de suas necessidades e habilidades e também um levantamento de como esse recurso seria adequado para as suas atividades em modo amplo. E depois de todas essas pesquisas tomava-se a decisão de qual melhor recurso a usar com aquele aluno. As pessoas que trabalhavam com esses alunos também eram capacitados a manusear os recursos. Mas infelizmente com muita freqüência o recurso de Tecnologia Assistiva era abandonado e subutilizados, não alcançando assim os objetivos propostos.
“No documento WATI 2009, afirma que seria um erro propor encaminhamento de recursos de tecnologia assistiva as escolas considerando-se apenas o tipo de deficiência e as listas de catálogos de produtos, sem aprofundarmos o conhecimento sobre a demanda real, ou seja, quem são os alunos, quais são as suas as barreiras reais que enfrentam no contexto escolar com vista¤ aprendizagem e de que tarefa necessita ali participar".  Tecnologia Assistiva de Recursos e Serviços que promovem a Inclusão Escolar.  Rita Bersch.
No Brasil iniciou-se a discutir o conceito tecnologia assistiva e sua aplicação no campo educacional especializado. As redes públicas de educação caminham para a organização de uma prática de tecnologia assistiva nas escolas e esta acontecendo a parti do atendimento Educacional Especializado.

                              
 
Aluna: P
Série : 4º ano
Características :paralisia cerebral, o recurso vai auxiliar na manipulação do teclado, facilitando a digitação.
Área do Conhecimento:Informática
Atividade: jogos de Alfabetização

Descrição da Atividade
A professora coloca o aluno no computador adaptado e mostra a atividade que será executada,selecionando o jogo de alfabetização.
Inicialmente são apresentadas as palavras que serão montadas pelo aluno; em seguida dispondo as letras embaralhadas o aluno começa a formar as palavras na ordem.
 A atividade permite que o aluno parta do todo(palavra completa) para as partes que são as letras que formarão a palavra.Dessa forma avalia se o conhecimento referente ao alfabeto e formação silábica adquirido pelo aluno.

RECURSO Adaptado: Colmeia
Este teclado convencional  pode ser acoplado ao computador com saídas PS2 ou USB e possui uma cobertura em acrílico para facilitar a digitação. Esta mascara possui orifícios a cada tecla, evitando que o usuário com dificuldades motoras dispare varias teclas ao mesmo tempo. Os orifícios são projetados para a passagem do dedo de um adulto.